Buscar
  • Dora Dolabela

FELICIDADE

Atualmente muito se fala sobre como conquistar a felicidade, diante de um mundo cheio de violência, insegurança, falta de perspectiva e intolerância. As adversidades da vida são muitas e encontramos constantemente pessoas infelizes e insatisfeitas com a vida que têm levado, pois elas não sabem como lidar com os desafios que lhe são impostos.

E é por causa disso que hoje um dos cursos mais concorridos na Universidade de Harvard - Estados Unidos, é a FELICIDADE. E seguindo o mesmo modelo, a também famosa Universidade de Brasília - UnB - lança nesse semestre a disciplina FELICIDADE.

Os cursos têm como objetivo ajudar os alunos a encontrar satisfação pessoal e profissional, e assim viverem mais felizes, alcançando um melhor desempenho e aproveitando o máximo do potencial de cada um, atingindo uma vida plena, verdadeira e autêntica.

A disciplina não tem o intuito de eliminar as frustrações e dificuldades do dia-a-dia., fugindo da realidade da vida. A intenção é ensinar novos modelos de mindset para que as pessoas aprendam a lidar, de forma mais positiva, resiliente, criativa, produtiva e grata, com os reveses inerentes à vida, passando a enxergar mais possibilidades no mundo.

Para tanto, são usados princípios da Psicologia Positiva que é um novo ramo da psicologia, denominada a ciência da felicidade. Desde a década de 1990, um dos criadores desse conceito - Martin Seligman vem desenvolvendo e defendendo a ideia de que se o cérebro humano é capaz de se fixar na negatividade e no lado obscuro da mente, ele pode também aprender a focar nos aspectos positivos das emoções e comportamentos, propondo assim tirar o foco da dor, ampliando o campo de nova visão de otimismo, gentileza e bom humor.

Segundo Shawn Achor - professor de Harvard, o nosso cérebro é literalmente configurado para apresentar o melhor desempenho não quando está negativo ou neutro, mais quando está positivo. Se temos a oportunidade de reconfigurar o nosso cérebro, para mudar os nossos comportamentos, pensamentos e emoções, a pergunta que fica é o quanto você está disposto a a se empenhar e efetivamente mudar na sua vida?

Levando em consideração, a necessidade básica do ser humano que é ser feliz, em todas as áreas da vida e acreditando na real possibilidade disso acontecer, que nasceu o Programa Diariamente Feliz. Esse programa é a união da Psicologia Positiva, Programação Neuro-linguística, Mindfulness e Coaching Integral Sistêmico.

O coaching é uma poderosa metodologia de desenvolvimento humano e autoconhecimento que possibilita ao indivíduo acelerar os seus resultados pessoais e profissionais, através de mudanças rápidas e profundas, permitindo alcançar os objetivos e metas de uma vida mais abundante, plena e feliz.

Dentro do programa Diariamente Feliz a pessoa é levada a ter mais clareza dos resultados que deseja alcançar, identificando e estabelecendo melhorias em todas as áreas da vida. Ela reflete sobre o conceito pessoal de felicidade e o que é necessário para trilhar nesse caminho.

Para isso, ela aprende novos comportamentos diante da realidade em que ela vive; trabalhando as emoções positivas e eliminando as crenças negativas e limitantes que a impedem de alcançar a sua alta performance e felicidade diária. São utilizadas ferramentas cognitivas e emocionais, para reprogramar o seu cérebro em prol de construir um mindset mais construtivo e assim, potencializar os seus talentos e competências, tanto de atitudes quanto de uma melhor comunicação pessoal e profissional.

Aprendemos nesse programa a assumir a nossa autorresponsabilidade por nossa própria felicidade, não significando que nunca mais existirão desafios e dificuldades no trajeto da vida, mas sim acolhendo as dores e emoções de raiva, tristeza, mágoa e decepção, aceitando a nossa condição de seres humanos. A diferença está no nosso poder de escolha de quanto tempo permaneceremos nessas dores, pois a dor pode ser inevitável, mas permanecer no sofrimento é uma questão de escolha. Tendo um mindset positivo somos capazes de finalmente transmutar voluntariamente a dor em aprendizado e sair dessa zona mais rápido e mais fortalecido.

Para agregar no programa, utilizamos também técnicas de Mindfulness para cultivar a força interior, a serenidade e o crescimento espiritual, fortalecendo o nosso ser de forma positiva e de confiança, sabendo que sempre ficaremos bem, independente do que aconteça no mundo exterior. Aprendemos a ter confiança de que está tudo bem, mesmo se por vezes as coisas aconteçam errado ou nos sentamos mal por algum tempo, pois passamos a acreditar que somos capazes de enfrentar os desafios da vida e extrair deles o aprendizado necessário para continuarmos no caminho da felicidade. Aprendemos que a felicidade é também saber lidar com calma e serenidade nos momentos incertos e difíceis da vida.

Para concluir, o Programa Diariamente Feliz tem como objetivo ajudar as pessoas a descobrir um novo tipo de felicidade que independe do meio externo ou das conquistas futuras. Um tipo de felicidade que se encontra diariamente nos seus relacionamentos interpessoais e profissionais. Uma felicidade que se constrói todos os dias, mesmo vivendo altos e baixos, em direção a alcançar os seus sonhos e metas. Uma felicidade que está no caminho dessa jornada, vivida com um propósito e uma missão, e não como algo a atingir somente no fim da linha. Uma felicidade que aprendemos a apreciar de uma forma madura e consciente.

0 visualização

ENTRE EM CONTATO

(31) 973545000

Rua Coronel Duraes 170 sl 09 Hscenter - Lagoa Santa - MG 

Siga-me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon