Buscar
  • Dora Dolabela

IKIGAI E FELICIDADE

Qual é a paz e a felicidade de espírito que você vem encontrando no seu dia a dia?

Qual tem sido a razão de você se levantar a cada manhã? Qual tem sido a sua razão de ser?


São as respostas a esses questionamentos que fazem com que uma pequena comunidade do Japão tenha a maior parcela de centenários do mundo.


E são eles os responsáveis por esse estilo “Ikigai" de ser, que se traduz livremente, pela "razão de ser" de qualquer indivíduo.

A tal comunidade, é conhecida como a primeira zona azul, dentre as cinco existentes no planeta, segundo cientistas e demógrafos, cuja população concentra o maior número de casos de longevos na Terra.

E qual é o segredo deles para viver felizes e saudáveis por um século e mais?


Para responder a isso, estudiosos foram ao local para descobrir a “receita”. E aprenderam que a dieta, o exercício, boas ligações sociais (amigos e família) e um propósito na vida (Ikigai) fazem parte da vida dos idosos centenários da ilha japonesa.

É esse propósito na vida que faz com nos levantemos a cada manhã, com energia e felicidade, para vivermos mais um dia com significado e prazer e assim passar por um século de vida com saúde, paz e alegria.


Trazer o Ikigai à consciência é que pode ser o grande desafio para você. E só será possível quando você realmente se comprometer a olhar para si com aceitação, amor a acolhimento para descobrir quem realmente você é e quais são as configurações mentais que você construiu e continua a construir no caminho da vida.

A partir dessa consciência você reconhecerá que a verdadeira felicidade não vem de procurá-la de fora e sim de escutá-la dentro de nós, de estarmos vivendo em congruência com nossa missão, vocação, profissão e paixão.


A verdadeira felicidade vem da paz em reconhecer que a vida tem desafios e turbulências, mas que você tem o poder de ser diariamente feliz, escolhendo as conexões positivas para superar os obstáculos e aprender com eles. Vem da paz de saber que depende somente de você a forma como escolhe viver o seu propósito e a sua missão. Vem da paz e do reconhecimento de que felicidade é um hábito construído no dia a dia e que você tem à todo momento a oportunidade de viver o seu propósito, se você decidir direcionar as suas ações nesse sentido.


A felicidade vem finalmente quando você descobre a sua razão de ser e vive em função dela.


Para tanto, foram compilados cinco dos principais segredos dos longevos japoneses para viverem o Ikigai. São eles:


Não se preocupar - ter um coração tranquilo e confiante

Boas rotinas - ter hábitos saudáveis

Cultivar as amizades todos os dias

Viver sem pressa

Cultivar o otimismo


Bom, depois dessa leitura, que tal a gente arregaçar as mangas e ir viver o nosso Ikigai, hein?


1 visualização

ENTRE EM CONTATO

(31) 973545000

Rua Coronel Duraes 170 sl 09 Hscenter - Lagoa Santa - MG 

Siga-me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon